quinta-feira, 2 de abril de 2020


Parnamirim, Macaíba, Bom Jesus e Elói de Souza deverão estabelecer critérios para doações em tempos de quarentena.


Os Municípios de Parnamirim, Macaíba, Bom Jesus e Elói de Souza deverão instituir critérios objetivos para realizar distribuição gratuita à população de bens, serviços, valores ou benefícios diante da situação de emergência declarada após o surto do novo coronavírus (Covid-19). Esse é o teor das recomendações expedidas pelo Ministério Público Eleitoral para que seja cumprido o princípio constitucional da impessoalidade. 

Para estabelecer critérios objetivos é necessário que sejam observados fatores como quantidade de pessoas a serem beneficiadas, renda familiar de referência para a concessão do benefício e condições pessoais ou familiares para a concessão, dentre outros. 

Nas recomendações, o Ministério Público reforça que é vedado o uso promocional em favor de agente público, candidato, partido ou coligação, da distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios. Os Municípios de Parnamirim, Macaíba, Bom Jesus e Elói de Souza ainda deverão informar as unidades ministeriais sobre a execução e a distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios. 

As Câmaras Municipais também deverão se abster de editar e/ou aprovar Lei ou Decreto que contrarie as exceções previstas na lei geral de licitações, na Lei Eleitoral, na Lei Federal nº 13.979/2020 ou em outras normas pertinentes, acerca da dispensa de licitação e da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública.

Essas medidas precisam ser adotadas para que não se tornem práticas ilegais do ponto de vista eleitoral e resultem em ações na Justiça. A preocupação é para que futuros candidatos às eleições de 2020 não sejam beneficiados indevidamente.
As recomendações são direcionadas aos prefeitos e aos presidentes das Câmaras Municipais das quatro cidades mencionadas.

Leia as recomendações na íntegra, clicando aqui.


Fonte: MPRN




Nenhum comentário:

Postar um comentário