terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Inscrições do Sisu 2023 começam dia 16.

 

Por Marina Gadelha de Ascom-Reitoria.

 

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta quinta-feira, 16, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seguem até 24 de fevereiro no endereço www.sisu.mec.gov.br. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), são disponibilizadas 7.136 vagas para ingresso por meio do Sisu 2023, distribuídas entre 4.852 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo semestre. As vagas são destinadas a 120 cursos, localizados nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

A novidade em 2023 é a oferta de 30 vagas para o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), que aderiu à combinação dos modelos de formação em ciclo único e segundo ciclo. O Termo de Adesão está disponível na página www.sisu.ufrn.br, onde os candidatos têm acesso a vagas por curso, notas mínimas e peso. O edital que rege o processo seletivo na UFRN será publicado em breve, com informações importantes para inscrição, cadastro e matrícula dos convocados.

A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira, reforça a importância de todo candidato conhecer as regras da Universidade onde deseja ingressar, já que cada uma possui editais específicos. A UFRN, por exemplo, dispõe do processo de heteroidentificação, ao qual são submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos, e da banca para comprovação dos interessados em preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência.

Além de atender à política de cotas, a instituição atribui argumento de inclusão regional, para os campi de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, assim como bonificação regional para candidatos ao curso de Medicina-Natal que comprovarem ter cursado todo o ensino médio em escolas do Rio Grande do Norte. Dúvidas sobre as políticas de cotas e assistência estudantil na UFRN poderão ser esclarecidas em live realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) nesta terça-feira, 14, às 9h, dentro da programação da Mostra de Profissões 2023. 

Os interessados podem acompanhar a transmissão no canal da UFRN no Youtube, onde há uma playlist com vídeos sobre os cursos oferecidos na UFRN. Entre as informações disponíveis, estão as possibilidades de empregabilidade nas várias áreas de atuação. Outra live acontecerá no dia 1º de março, às 16h, logo após a divulgação dos resultados do Sisu, para tirar dúvidas sobre o processo de cadastro dos aprovados.

Sobre o Sisu 

O resultado da primeira chamada regular do Sisu será divulgado dia 28 de fevereiro, no site do MEC. Os aprovados na UFRN devem acessar o edital da instituição para providenciar os documentos necessários ao momento de cadastro e matrícula, que serão realizados de forma virtual, nas datas prováveis de 3, 4 e 6 de março, por meio do endereço www.sigps.ufrn.br. Os classificados na segunda chamada deverão realizar cadastro e matrícula nos dias 16, 17 e 20 de março. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sisu@ufrn.br ou pelo número (84) 3342-2299.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário