quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Cometa raro pode ser avistado no Brasil nesta quarta-feira.

 

Por Marcos Neves Jr. de Agecom/UFRN.

 

A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, vai ser possível observar um evento verdadeiramente raro nos céus. Trata-se do C/2022 E3 (ZTF), o cometa verde, cuja última aparição foi há aproximadamente 50 mil anos, que está em sua aproximação máxima da Terra e deve permanecer visível pelas duas próximas semanas.

Para orientar as pessoas interessadas em acontecimentos desse tipo, o astrofísico José Dias do Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE/UFRN), publicou um texto com informações acerca do cometa. Mesmo não sendo exatamente um fenômeno de fácil avistamento, o cientista incentiva a busca pelo corpo celeste.

“Ele tinha até sido esquecido pelos habitantes da Terra, mas voltou recentemente aos céus noturnos e apareceu como uma leve mancha, que alguns até viram a olho nu nas áreas mais escuras. Não será fácil vê-lo, porém considerando que é a única possibilidade de fazer uma foto nos próximos 50 mil anos, vale a pena tentar”, afirma José Dias.

Para se ter uma dimensão de quanto significa esse grande intervalo de tempo, desde a última visita do cometa verde a esta região do Sistema Solar, o deserto do Saara era úmido e fértil à época. Não é para menos o entusiasmo com a possibilidade de observar essa passagem do C/2022 E3 (ZTF) e, por isso, José Dias recomenda que binóculos e telescópios estejam a postos.

“Baseado nos cálculos de órbita, que seguem o que existe de mais sagrado na Física clássica, elaborados por nomes como Galileu, Kepler, Newton, podemos prever com razoável precisão que entre os dias 1º ou 2 de fevereiro teremos a passagem mais próxima da Terra. Este será o momento mais oportuno para sua visualização”, explica o cientista.

Para mais informações sobre o cometa e dicas de como observá-lo, leia as recomendações publicadas pelo professor José Dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário