sábado, 4 de fevereiro de 2023

Editora da UFRN completa 61 anos.

 

Por EDUFRN/UFRN.

 

A Editora da UFRN (EDUFRN) celebra 61 anos de fundação na segunda-feira, 6 de fevereiro. Ao longo de mais de seis décadas, as publicações da editora incluíram a produção técnico-científica da UFRN, mas também títulos de natureza artístico-cultural. Por isso, a EDUFRN é vista como referência na divulgação do conhecimento e da cultura potiguar.

As atividades editoriais da EDUFRN estão subordinadas à Política Editorial da UFRN. O objetivo desse documento é orientar e promover a edição de obras de relevância social e acadêmica, de forma a garantir a disseminação de conhecimentos técnico-científicos, artísticos e culturais, bem como o apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, em consonância com a política geral da UFRN.

Em 2022, a EDUFRN publicou 48 obras sob seu selo, um incremento de 71% em relação a 2021. As publicações estão divididas em oito áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Literatura e Artes.

Todos os títulos são disponibilizados, de forma gratuita, no Repositório Institucional (RI/UFRN). Essa iniciativa reforça um movimento de acesso aberto ao conhecimento científico e é realizada pela EDUFRN desde 2014, quando entrou em vigor a atual Política Editorial da universidade. Atualmente, o acervo da comunidade da EDUFRN no repositório contém 385 títulos.

O impacto das publicações da EDUFRN disponíveis no RI pode ser observado por meio das estatísticas oferecidas pela plataforma. Em 2022, foram registrados 22.804 downloads, um aumento de 60% em comparação ao ano anterior. Teve destaque a área de Ciências Humanas, com 8.633 downloads, correspondendo a 38% do total, seguida da área Multidisciplinar, com 6.254 (27%).

Conforme a Política Editorial da UFRN, a recepção de novas propostas de publicação ocorre por meio de editais em fluxo contínuo. Atualmente, estão vigentes cinco editais, contemplando todas as cinco linhas editoriais previstas na política: publicação institucional, técnico-científica, recursos didático-pedagógicos, artístico-cultural e obras clássicas. As propostas são submetidas por meio de processo eletrônico, de caráter público, e analisadas pelo Conselho Editorial, a partir de pareceres avaliativos, elaborados de forma anônima.

Com relação à distribuição de livros impressos, destacam-se as vendas, atualmente realizadas por e-mail — vendas.edufrn@gmail.com — ou WhatsApp — (84) 99229-6498. Em 2022, foram contabilizados R$ 1.709,35 em vendas. Ainda sobre a distribuição, a EDUFRN realiza doação de livros. Em 2022, foi publicado o Edital n° 01/2022, que buscou normatizar as requisições de doação de publicações impressas. Com isso, foram registrados 6.819 exemplares doados para 33 instituições distintas, representando o montante de R$ 162.256.

Por todos esses resultados, a EDUFRN, por meio da sua equipe (servidores, bolsistas e terceirizados), celebra 61 anos de existência ciente do seu real compromisso: produzir livros pensados como ferramenta para o desenvolvimento individual e coletivo dos leitores, fomentando a ciência e a cultura do Rio Grande do Norte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário