sábado, 18 de fevereiro de 2023

Trilhas Potiguares inscreve municípios para edição 2023.

 

Por Hellen Almeida de Agecom/UFRN.




O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, abre prazo de inscrições para os municípios que desejam participar da edição de 2023. A chamada pública tem inscrições abertas a partir desta sexta-feira, 17, até o dia 10 de abril.   A temática deste ano é Caminhando com a diversidade e a inclusão. A proposta é que as ações aconteçam nos municípios selecionados no período de 23 a 29 de julho.

Para participar, os representantes dos municípios precisam preencher a Ficha de Inscrição (disponível no Edital 001/2023) e encaminhar, preferencialmente, para o e-mail: trilhas_potiguares@hotmail.com, ou entregar na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, ou ainda, por via postal (Av. Senador Salgado Filho, 3000 – Campus Central da UFRN, prédio da Reitoria, bairro Lagoa Nova, CEP 59.078-970 – Natal / RN).

O projeto consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do estado, com até 15 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os critérios de classificação e seleção dos municípios serão considerados: IDH e IDEB do município, participação em anos anteriores, condições de trabalho e segurança oferecidas, não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores.

No município selecionado, será criada uma coordenação operacional do projeto, componente do Programa Trilhas Potiguares, composta por moradores do município, coordenados por um morador indicado oficialmente pela prefeitura, denominado coordenador local. Essa equipe terá a função de organizar a logística de execução das atividades no município, inclusive intermediando a relação do coordenador do projeto com a prefeitura.

A ação em cada município participante constitui um projeto de extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Em 2020 e 2021, o projeto ficou suspenso devido à pandemia da covid-19, sendo retomado em 2022, seguindo os protocolos de segurança para atividades de campo, abrangendo os municípios de  Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Campo Grande, Lagoa Salgada, Tibau do Sul, Patu e Umarizal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário