quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Facisa garante atendimento a pacientes neurológicos durante recesso.



Por Ana Paula Nóbrega de Agecom/UFRN.



A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) garante continuidade aos atendimentos a pacientes neurológicos mesmo durante o recesso acadêmico da Universidade. A assistência fisioterapêutica acontece entre o período de 6 a 17 de fevereiro, no Ambulatório de Fisioterapia, da Clínica Integrada da Facisa, em Santa Cruz. 


Os atendimentos fisioterapêuticos a pacientes neurológicos são prestados durante o período letivo pelos componentes de estágios em aparelho locomotor e pelas disciplinas aplicadas em neurologia do curso de Fisioterapia. A fisioterapeuta da Clínica Integrada da Facisa e coordenadora do projeto, Thaiana Barbosa, explica que a necessidade de ampliar a efetivação das práticas de integralidade no referido serviço de saúde, bem como a responsabilização dos acadêmicos e profissionais com a produção do cuidado, foram fatores motivante para as atividades do projeto.


A fisioterapeuta informa que a proposta principal do projeto é dar continuidade aos atendimentos de pacientes que já eram atendidos na Clínica ao longo do semestre. Segundo ela, durante as férias não abrem vagas para pacientes novos. No entanto, quando os atendimentos na Clínica  forem retomados conforme o calendário acadêmico da UFRN, no dia 6 de março, começarão a ser convocados pacientes que já eram atendidos e que não tiveram alta, além daqueles que já estão em lista de espera.


Para Thaiana Barbosa, as assistências do projeto são importantes visto que a maioria dos pacientes, durante o período das férias, ficam sem os atendimentos fisioterapêuticos, podendo acarretar o comprometimento do prognóstico, a exemplo dos pacientes que estão em processos pós-operatórios ou que possuem doenças neuromusculares. “Optamos manter a continuidade desse serviço para não correr o risco de regressão dos ganhos que eles já tiveram, como também é uma forma de evitar pioras”, comenta a fisioterapeuta.


A coordenadora do projeto ressalta estar com boas expectativas para os atendimentos durante o recesso acadêmico, esperando o comparecimento dos pacientes. Segundo ela, foram pontuadas estratégias para possibilitar a constância dos atendimentos na Clínica, a fim de otimizar o funcionamento do setor e garantir a produção de práticas de saúde segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre eles, universalidade, integralidade e equidade.


Ainda de acordo com Thaiana Barbosa, há, também, o desejo de que os graduandos que forem participar do projeto tenham a oportunidade de aprender cada vez mais, além de que possam colocar em prática suas habilidades em momentos fora do estágio. “Ter essas atividades durante as férias faz com que eles consigam se dedicar ainda mais no treinamento de suas habilidades, já que é algo mais tranquilo e eles não estarão com demandas de outras atividades”, pontua a fisioterapeuta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário