terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

UFRN aprova pós-graduação em Enfermagem na Facisa.

 

Por Marina Gadelha de Ascom-Reitoria.

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, nesta terça-feira, 7, a criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem nos Serviços de Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), para a oferta de mestrado profissional. A homologação aconteceu por ato ad referendum, após aprovação prévia para apreciação posterior do órgão colegiado, e a proposta segue para aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Mestrado Profissional em Enfermagem nos Serviços de Saúde (MPESS) pretende capacitar enfermeiros para a prática profissional na rede de atenção primária e hospitalar, bem como na gestão das redes de atenção à saúde e gerenciamento da equipe de enfermagem. A pós-graduação é voltada a enfermeiros dos setores público e privado, com o objetivo geral de fortalecer a prática profissional no âmbito assistencial, gerencial, do ensino e da pesquisa, contribuindo para uma transformação no contexto dos serviços de saúde. 

Com proposta inovadora, o MPESS será estruturado em módulos e atividades acadêmicas, de caráter teórico-prático em todos os módulos ofertados, a partir de carga horária em laboratório de simulação realística e estágio de preceptoria. A área de concentração será em Enfermagem nas Ações e nos Serviços de Saúde, com as linhas de pesquisa Práticas de Enfermagem nos serviços de atenção primária à saúde e Práticas de Enfermagem nos serviços especializados e hospitalares. 

O processo seletivo acontecerá anualmente, com a oferta de dez vagas por turma, a partir de critérios definidos em edital próprio. No momento da inscrição, os candidatos deverão comprovar experiência profissional mínima de um ano e vínculo empregatício, assim como apresentação de uma declaração de interesse da instituição de origem. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário