Pesquisa
revela queda na compra de produtos pirateados no Brasil.
Pesquisa
divulgada hoje (2) pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro
(Fecomércio/RJ) e Instituto Ipsos mostra queda na aquisição de produtos
pirateados no país. De acordo com a sondagem, feita entre os dias 30 de julho e
9 de agosto deste ano, com 1.200 entrevistados de todo o país, três em cada dez
brasileiros (30%) declararam consumir produtos piratas.
O
avanço da tecnologia e novos hábitos do consumidor explicam a retração do
consumo desses produtos no país, comparado a pesquisa semelhante em 2011,
quando cinco em cada dez brasileiros (50%) admitiram comprar produtos
piratas. O resultado de 2016 está abaixo também da média histórica de 40%.
Na
avaliação do gerente de Economia da Fecomércio/RJ, Christian Travassos, “de
forma mais estrutural, o consumidor tem comprado menos produtos piratas”. No
caso especial de CDs e DVDs, a explicação para a tendência de queda da
aquisição desses produtos falsos, segundo o economista, está ligada ao fato de
o brasileiro estar consumindo mais música, séries, filmes,games (jogos) na
TV por assinatura, além da disseminação desses conteúdos na internet. “As
pessoas pagam relativamente menos por esses produtos e não têm necessidade de
consumir produtos físicos. Esse é um dado positivo da formalização”,
acrescentou.
Fonte: Agência Brasil
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