Dezembro tem cor laranja para conscientizar
sobre câncer de pele.
Pelo
terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove
a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é
conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer
de pele.
Para
participar, basta acessar o site da campanha
e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, utilizando as hashtags
#dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível alterar a foto de perfil no
Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha.
De
acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnóstico precoce do câncer de pele
é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça, portanto, a
necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia
do brasileiro.
Monumentos
iluminados
Diversos
pontos turísticos e monumentos em todo o país ganharam iluminação especial com
a cor da campanha em pontos centrais das cidades no intuito de reforçar que o
câncer da pele pode ser prevenido.
No
Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro monumento a abraçar a
causa. No último dia 1º, além de se “vestir” de laranja, o local recebeu
artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha, que contou
com a presença da bateria da Escola de Samba Portela.
O
Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a Pinacoteca Benedicto Calixto, em São
Paulo, a Ponte Newton Navarro, no Rio Grande do Norte e o estádio Beira Rio, no
Rio Grande do Sul também se uniram no combate ao câncer da pele durante o
Dezembro Laranja.
Super
Protetor
O
mascote Super Protetor é a estrela de um desenho animado lançado pela SBD para
disseminar o Dezembro Laranja de forma descontraída e consciente a adultos e
crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros e protetor solar,
além de um relógio para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol.
O
desenho aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção
no dia a dia, principalmente entre crianças e adolescentes. A entidade alerta
que os efeitos nocivos do sol estão diretamente relacionados a intensidade da
exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis.
Cenário
Em
2016, a SBD, junto com o DataFolha, divulgou pesquisa inédita que imprime a
radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. O estudo traz dados
considerados alarmantes pelos dermatologistas:
- 106 milhões de
brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70%
da população acima de 16 anos
- 63% dos brasileiros não
usam protetor solar no seu dia a dia
- 6 milhões de
brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma
quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago
Dados
do Instituto Nacional de Câncer estimam que, em 2016, foram contabilizados
cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os
principais tipos de câncer registrados no país são os de pele não melanoma
(para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.
Já
a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27
milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75
milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em
países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte
por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.
Fonte: Agência Brasil
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