Produções
podem ser enviadas para Olimpíada de Língua Portuguesa a partir desta segunda,
12.
Por
Luciano Marques, do Portal MEC
A partir de
segunda-feira, 12 de agosto, diretores de escolas públicas vão poder indicar os
melhores textos e documentários produzidos por estudantes para a 6ª Olimpíada
de Língua Portuguesa (OLP). A edição deste ano conta com mais de 170 mil
inscrições.
O tema da competição é
"O Lugar Onde Vivo". Além das categorias poema, memórias, crônica e
artigo de opinião, a novidade de 2019 é a categoria documentário para alunos do
1º e 2º anos do ensino médio.
O envio do material
pelos diretores deve ser feito pelo site do programa
Escrevendo o Futuro até 19 de agosto. Estão representadas mais de 42
mil escolas — com alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino
médio — em quase 4.900 municípios espalhados pelo Brasil.
Os diretores das
escolas são, agora, responsáveis por darem continuidade a essa
representatividade na próxima fase. “Os diretores devem formar a comissão
julgadora e também cadastrar os selecionados. Os professores envolvidos também
podem engajar os diretores para que a escola não deixe de ser representada na
próxima etapa”, explica Esdras Soares, da equipe organizadora da Olimpíada.
Para sanar as dúvidas
de como enviar o material dos alunos, o site do programa fez um vídeo tutorial
mostrando todos os passos. “O vídeo explica bem quem deve entrar no sistema,
como faz para cadastrar os avaliadores, selecionar os textos e vídeos, enfim,
todas as orientações bem detalhadas”, destaca Soares.
As melhores produções
selecionadas por estado participam dos cinco encontros regionais – um para cada
categoria, que neste ano serão realizados em São Paulo. “Eles [alunos das
produções selecionadas] participam de atividades culturais e formativas, numa
troca muito rica de experiências, uma diversidade regional e cultural muito
bacana”, acrescenta Esdras Soares.
OLP
– A Olimpíada é fruto de parceria entre o Itaú Social e o MEC, sob a
coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e
Ação Comunitária (Cenpec). A ideia é apoiar os professores da rede pública no
aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da
metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas
de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do
Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário